Pages

sábado, 22 de junho de 2013

A importância das experiências de arte para crianças e bebês

OBJETIVO
Explorar o significado e a importância das experiências de arte para crianças e bebês.

DEFINIÇÃO
Antes de começar, vamos definir o termo arte como ele se relaciona com crianças e bebês. A arte pode ser definida como "uma maneira de expressar idéias e sentimentos em forma visual. Ele inclui o uso de giz de cera, tintas, tesouras, cola, massa de modelar e outros materiais artesanais ". Para explicar melhor arte para crianças pequenas, vamos dar uma olhada em um exemplo específico.

Bailey, uma bebê de 18 meses de idade, parece estar fazendo rabiscos aleatórios com um marcador não tóxico no papel. Você não vê nenhuma lógica no que ela desenhou. No entanto, Bailey parece muito feliz com o que ela está fazendo.

O exemplo acima mostra que Bailey está explorando a arte. Bailey parece estar aleatoriamente rabiscando com o marcador, mas na realidade ela está explorando como o marcador funciona e as coisas que ela pode criar com o marcador.
Bailey está criando e usando sua imaginação!


A IMPORTÂNCIA DA ARTE PARA BEBÊS E CRIANÇAS PEQUENAS
Arte para crianças é mais sobre o processo de criação do que o produto que se desenvolve. A maioria das crianças que fazem marcas no papel estão simplesmente explorando o que acontece quando o marcador ou outro instrumento de escrita toca o papel. Eles não estão realmente interessados em criar algo específico sobre o papel. À medida que crescem, eles aprendem a melhor controlar um marcador, lápis, pincel, ou ferramentas de arte. Com o tempo, seus rabiscos começarão a ter mais uma forma em vez de serem marcas ao acaso sobre o papel. No entanto, isso não significa que uma criança só deve participar das atividades de desenho. Deve ser dada uma variedade de experiências de arte.

- O ato de mergulhar um pincel na tinta e depois aplica-lo no papel mostra que a criança está usando sua concentração e foco. A pintura também permite que uma criança use sua imaginação livremente. Todas habilidades muito importantes! Fornecer diversos materiais para as crianças pintarem lhes dá a chance de explorar uma variedade de maneiras para pintar. Por exemplo, disponibilize esponjas, pincéis variados e tipos variados de papel e convide as crianças a explorar.

- Bebês e crianças pequenas aprendem sobre texturas e movimentos através de pintura a dedo. Desfrutando da pintura a dedo e dos diferentes efeitos que os movimentos de sua mão têm sobre a pintura é mais uma forma de ampliar a criatividade de crianças pequenas.

- A argila oferece aos bebês e crianças pequenas maneiras de trabalhar sua coordenação motora fina e a criatividade. O ato de apertar o barro constrói habilidades de coordenação motora fina. À medida que os bebês vão crescendo eles ganham habilidade de criar objetos com a argila.

- Os materiais de colagem oferecem aos bebês e crianças pequenas maneiras de trabalhar sua coordenação motora fina e a criatividade. Forneça aos bebês mais velhos e crianças pequenas pincéis grossos e cola em pratos. As crianças podem "pintar" a cola sobre o papel antes de colocar fotos de revistas, papel e outros artigos variados sobre a cola. Isto ajuda a construir seu desenvolvimento cognitivo e habilidades criativas, juntamente com a coordenação motora fina, uma vez que as crianças decidem o que irão colar.

EXPERIMENTE O QUE VOCÊ APRENDEU!
Estabeleça um centro de arte em sua sala de aula com uma variedade de materiais de arte que seus filhos irão gostar. Lembre-se de que as crianças mais jovens podem precisar de materiais diferentes em relação às crianças mais velhas. Qualquer que seja o material que você escolher, lembre-se que todos devem ser atóxicos e não deve haver peças pequenas, uma ves que as crianças tendem a colocar os itens em suas bocas.

OUTRAS COISAS A SE TER EM MENTE
Há muitas coisas em que pensar quando se fala sobre a arte com as crianças. A seguir estão alguns desses pontos.

- Lembre-se que a arte para as crianças é um processo orientado. As crianças gostam de o processo de fazer a arte, não o que o produto final pode parecer.

- Certifique-se de que as crianças são bem supervisionadas enquanto trabalham. No entanto, permita que as crianças trabalhem livremente.

- Faça observações adequadas sobre a arte de seus filhos. Nunca pergunte a uma criança o que ele / ela está fazendo.
Em vez disso, comente o que você vê. Por exemplo, se uma criança rabiscou todo o seu papel com um marcador, você poderia dizer: "Uau, Jeremias, você cobriu seu papel inteiro com o seu desenho!" Ou se vocês estão fazendo pintura a dedo, fale sobre como você sente a pintura em seus dedos ou a maneira como a criança está usando suas mãos para pintar.

- Verifique se as crianças usam roupas de proteção tais como aventais e batas. Arte é divertido e confuso!

- Certifique-se de que os materiais de arte estão ao nível das crianças. Por exemplo, verifique se cavaletes e mesas estão em uma altura adequada para que as crianças sejam capazes de trabalhar confortavelmente.


RESUMO
Há muitos materiais e atividades diferentes que podem ser utilizados para ajudar a bebês e crianças pequenas a crescer em suas experiências de arte. Enquanto você explorar a arte com bebês e crianças pequenas, tenha em mente as coisas que você aprendeu aqui. E não se esqueça de elogiar apropriadamente às crianças pela arte que criarem. Através da arte, crianças e bebês pode aprender muito! Divirta-se vendo seus filhos a descobrir!

Extraído de: http://www.highreach.com/highreach_cms/LinkClick.aspx?fileticket=KjIOazq-rpQ%3D&tabid=105


Postado por Débora Lima Veiga

Nenhum comentário:

Postar um comentário