Pages

sábado, 22 de junho de 2013

Receitas de tintas caseiras

Algumas receitas de tintas caseiras que podemos usar para iniciamos os bebês na pintura (mas nada impede de serem usadas pelos maiores também). Uma ressalva apenas para quem tem caso de alergia a corantes na família (meu caso, eu era alérgica na infância, então ficava atenta à minha pequena): certifique-se que seu bebê não é alérgico antes de experimentar essas atividades.

Tinta de Neve
1 xícara de farinha de trigo
1 xícara de sal
1 xícara de água
Misture tudo, e acrescente gotas de corante alimentício (à venda em qualquer supermercado). Dica : divida a receita em seis potinhos , e use um corante diferente em cada .


Tinta de Chá ou Café
saquinho de chá ou café solúvel
água
Mergulhe um saquinho de chá em 1/4 de xícara de água, ou acrescente café solúvel a essa mesma água. Vá clareando ou escurecendo até obter diversas tonalidades. Utilize essa tinta para pintar sobre papel liso, ou para fazer vários tons.

Tinta de Gelatina
pó para gelatina
água
Junte a água e o pó para gelatina até obter a consistência de uma tinta mais cremosa. Utilize para pintar com os dedos ou com um pincel sobre papel brilhante. É uma tinta ótima para esfregar e se lambuzar.

Tinta de Farinha
farinha de trigo
água
corante alimentício
Misture 1 xícara de farinha e 3 xícaras de água em uma panela. Ferva até que a mistura esteja densa. Acrescente qualquer corante. Essa tinta mantém a textura depois de seca.

Tinta Caseira de Maizena
amido de milho (maizena)
água
Misture 4 colheres de amido de milho, três colheres de água e mexa em uma xícara com água fervendo. Quando a mistura esfriar, acrescente corante para alimentos e coloque na geladeira. A tinta caseira caseira pode ser utilizada em superfícies secas ou úmidas.

Utilize essas tintas para pintura a dedo ou com pincéis ou com squeezes (pegue frascos plásticos para molho, desses usados em lanchonete e coloque a tinta dentro, a criança terá que apertar para a tinta sair, faz uma boa bagunça, mas é uma atividade deliciosa).


Postado por Débora Lima Veiga

Nenhum comentário:

Postar um comentário