Pages

sábado, 22 de junho de 2013

Arte, planejamento, artesanato

Tradução livre do texto: http://www.artfulparent.com/2010/05/how-i-plan-our-art-activities.html

Como eu planejo nossas atividades de arte

Hannah me perguntou no facebook outro dia sobre o planejamento de atividades de arte. E eu dei uma resposta rápida, mas depois pensei sobre isso um pouco mais e decidi compartilhar meus pensamentos aqui, bem como solicitar suas idéias e comentários.

Aqui está o que Hannah perguntou:

Como você decide que artesanato fazer com sua filha em um dia especial? Tenho tantos livros de arte infantil mas fico perdida!

E, a verdade é que eu não tenho uma maneira específica. Às vezes eu planejo as atividades, às vezes eu improviso. Muitas vezes Maia tem suas idéias próprias sobre o que ela quer (ou não quer) fazer. (E ela faz um monte de desenho e pintura sozinha durante todo o dia.)

Mas, uma vez que este post é sobre planejamento, aqui estão algumas maneiras diferentes que eu planejo:

Planejamento com Livros
Às vezes eu me sento com uma pilha de livros e vou folheando através deles, fazendo uma lista de atividades que eu gostaria de tentar com Maia ou (no passado) com o grupo de arte.

Esta lista pode ser muito longa! Às vezes me pego anotando quase todas as atividades. Porque eu quero experimentar tudo!

Mas, então, eu volto para a lista e coloco uma estrela próxima para os que: a.) Eu realmente quero tentar, ou b.) Que eu acho que Maia particularmente vai gostar e está com o nível de desenvolvimento apto pra tal, ou que c .) Eu tenho todos os materiais para. Geralmente vou tentar diminuir a lista de atividades que se encaixam pelo menos em 2 dos 3 critérios acima.

Então eu coloco a lista em cima da geladeira, onde eu possa vê-la todos os dias. Vou usá-la como fonte de inspiração e um lembrete das atividades que eu gostaria de tentar. Eu poderia fazer uma delas na tarde seguinte e desde que eu tenha o projeto e os materiais na minha cabeça, eu posso começar a preparar mentalmente e fisicamente, pondo de lado o tempo para isso, possivelmente recolhendo os materiais reunidos no mesmo lugar em torno da casa , certificando-me de que temos tudo o que precisamos e / ou correndo para a loja para comprar algo que precisamos.



Às vezes eu planejo uma atividade por dia durante uma semana. Por exemplo:

· Segunda-feira: Faço nossos próprios postais

· Terça-feira: Ierminar cartões postais e enviar aos amigos e familiares

· Quarta-feira: fazer um pouco de pintura com sal

· Quinta-feira: fazer algumas peças em argila

· Sexta-feira: Tento algum desenho de observação

· Sábado: Fazer pão no formato de urso de pelúcia ou outras formas (talvez alfabeto)

· Domingo: papel marmorizado

E isso é geralmente suficiente para começarmos a semana. Podemos fazer apenas 4 ou 5 das 7 actividades, e, provavelmente, fazer várias que não estejam na lista, mas ainda ajuda ter a lista. E a maioria das semanas, eu não tenho isso organizado. Às vezes eu adiciono uma idéia ou duas para a minha lista de coisas a fazer regular.


Planejamento a partir de um material
Às vezes eu vou discutir as atividades que posso fazer com um material especial, ou um novo ou um que já temos no estúdio. Vou usar atividades passadas como inspiração, que eu vi em livros, na web, ou, apenas o próprio material. E chegar a novas (para mim) idéias e conceitos e combinações. Podemos não fazer tão bem, mas a experimentação é divertida.
Se a atividade é algo que eu não tenho os materiais para, eu poderia planejar uma ida para a loja de artigos de arte ou acrescentar algo a minha lista de compras. E assim, este projeto não poderia acontecer em uma semana ou um mês, dependendo, mas comecei a pensar sobre isso.

Obter idéias na web
Se estou navegando na internet e lendo outros blogs, vejo algo que eu gostaria de tentar ou um projeto que inspira outra idéia. E, ou eu vou fazer isso de imediato com Maia ou eu vou manter isso em mente e buscar os materiais que necessito, etc.

Ser espontâneo
Ou, Maia parece precisar de direção ou pede para fazer um "projeto de arte" (em oposição a apenas começar a desenhar ou pintar, ou o que quer que seja sozinha). Então vamos voltar para o estúdio e pegar um material (a bandeja de colagem ou aquarelas líquidas ou qualquer outro) e começar a brincar com ele e ver onde isso vai dar.

Nós vamos voltar a fazer muitas vezes algo que fazemos regularmente - colagem ou aquarela, por exemplo, embora eu possa ter um projeto que eu tenho vontade de tentar e se as estrelas estão alinhadas (ou seja, nós temos todos os materiais certos, etc.), então podemos fazer isso.

Maia vai para a pré-escola três manhãs por semana e às vezes eu tento ter algumas coisas configuradas para quando ela chegar em casa, incluindo um material de arte ou atividade. Eu poderia colocar um livro da biblioteca no sofá, um quebra-cabeça em sua cama, a massa de modelar e ferramentas em sua mesa vermelha, e talvez alguns papéis e um furador na grande mesa. Ela pode ignorar algumas das coisas que eu estabelecer, mas realmente segue um ou dois dos outros.

---

Então isso é tudo para dizer que eu sou um planejador e às vezes uma garota spur-of-the-momento e, por vezes, em algum lugar entre a maior parte do tempo. Gosto de planejar quando eu tenho tempo, mas sou muito ambicioso no meu planejamento para um e não gosta de ser amarrado a um cronograma para outro, de modo nenhum planejamento, em última análise que eu faço é mais para a inspiração e idéias gerais e um chute suave na bunda do que para um plano com P maiúsculo que eu siga até a letra.


Postado por Débora Lima Veiga

Nenhum comentário:

Postar um comentário