Pages

sábado, 22 de junho de 2013

Como incentivar habilidades de desenho, confiança e criatividade em crianças pequenas

Como incentivar habilidades de desenho, confiança e criatividade em crianças pequenas



Dena fez esta pergunta no meu blog outro dia:

Não sei desenhar muito bem, e realmente não quero que minha filha siga meus passos, você sugeriria uma aula de arte como uma boa idéia para uma criança de 3 anos? Há alguns na minha área que parecem divertidos.

Minha resposta curta?

Não. Eu não colocaria a sua criança de três anos para uma aula de arte para aprender a desenhar.

(Nota: Há outras razões para as quais você pode optar por levar o seu filho para uma aula de arte, e eu vou para essas em um minuto.)


Primeiro, habilidades de desenho e confiança criativa em crianças pequenas ....


Há muita coisa em que pensar quanto ao desenvolvimento da habilidade de desenhar. Auto-confiança é uma delas. Acreditar que você pode desenhar, bem como apreciar o ato de desenhar são tão importantes - não, mais importante - do que habilidades de desenho técnico. Eu realmente acredito nisso.

Minha primeira e mais importante sugestão é ajudar a sua filha a manter sua auto-confiança (na arte, especificamente, mas também em si mesma, em geral) e sua fruição da arte.
Como? Aqui estão algumas idéias:

1. Nunca denegrir a si mesmo ou suas habilidades de desenho próprio.
Mostre-lhe que você tem confiança em si mesmo e sente-se tranquila quanto às suas habilidades (finja'até que você faça isso, baby).

Se você se sentar e desenhar e rabiscar ao lado dela (e eu acho que você deveria pelo menos de vez em quando!), Não diga "eu não sei desenhar". Se você não se sente como se você pudesse desenhar um elefante realista, tudo bem! Realismo é superestimado! Ou, se você não pensar assim, faça de conta que você pensa assim um pouco. Desenhe um elefante completamente abstrato em cores brilhantes. Ou apenas desenhe de forma abstrata por um pouco. Rabisque quadrados, círculos, espirais, marcas, letras e qualquer outra coisa que você pensar por toda a página. Aprecie o processo. Mantenha a sua caneta movendo. Talvez tentar um projeto ou uma mandala. O que quer que seja. Mas não pronuncie as palavras, "eu não sei desenhar" na frente de seu filho. As crianças aprendem pelo exemplo.



2. Seja consciente de como você fala com seu filho sobre a arte que ela faz.
Não basta dizer: "isso é lindo", mas falar sobre as marcas que ela está fazendo na página ou as cores que ela está usando ou dizer: "Uau! Você realmente trabalhou duro para isso!". Meu padrão é pedir às crianças para me contar sobre sua arte. Se o sua filha tiver por volta de três anos, ela pode não estar atribuindo significado a sua arte ainda (ou, novamente, ela pode estar), mas quando ela se aproximar dos quatro, ela provavelmente vai ser mais e mais elaborada com as histórias que fazem parte de sua arte.



3. Faça a arte ser divertida e exploratória.
Mantenha as atividades de arte da sua filha como um processo orientado o máximo possível nesta idade. Tente não esperar resultados específicos, mas sim incentivá-la a explorar os materiais de arte (pinturas, pastéis, creme de barbear, etc), idéias (grande / pequeno, temas de sua vida, cores semelhantes e contrastantes) e técnicas (aquarela resistir, splatter pintura, de barbear creme marmoreio), em sua própria maneira. Introduza novos materiais e técnicas, mas também espere e deixe-a explorar a arte por conta própria em seu próprio caminho.

Além de dar a liberdade para explorar durante os projetos que você preparar para ela, tente ter alguns materiais de arte acessíveis para ela usar a qualquer momento que ela deseje. Pode ser um pote com marcadores (canetinhas), lápis de cor, tesoura e fita perto da mesa da cozinha ou pode ser o seu pequeno espaço de arte próprio com uma mesa ou cavalete e uma ampla gama de materiais de arte para crianças.

4. Manter suas atividades de arte apropriadas para sua idade e fase de desenvolvimento.


Eu não acho que ensinar uma criança "como desenhar" é adequado aos três anos. Você pode guiá-la por meio do exercício de desenho de observação ocasional, se quiser, de preferência de uma maneira que é muito mais sobre a observação do que sobre o desenho. Mas a coisa mais importante nesta idade é incentivar a exploração livre de materiais de arte, auto-confiança e prazer na arte e na aprendizagem.



Deixe-a ir através das etapas normais de desenvolvimento em desenho e arte em seu próprio ritmo.

Se, quando ela é mais velha, ela expressa um interesse em desenhar coisas de uma certa maneira ou aprender técnicas de desenho, você pode considerar um curso de desenho, um livro para você, ou um livro para ela. Mas eu não faria isso agora.

A propósito, juntamente com a manutenção de processo de arte orientado e apropriado a idade, eu sugiro que você evite livros para colorir e atividades de rastreamento / colorir, tanto quanto possível. A ênfase em imagens desenhadas por adultos (leia-se livros para colorir) e colorir dentro das linhas não é útil para a criatividade crescente de uma criança. Você não tem que ser militante sobre isso (eu uso de vez em quando, quando Maia recebeu-os como presentes, mas eu não compro e geralmente não mantenho os livros de colorir por perto muito tempo) , mas não faça dos livros para colorir uma parte regular de sua vida.

Que tal lições de arte e aulas de arte para crianças?
Eu disse que eu não acho que você deve enviar o seu filho de 3 anos para uma aula de arte para aprender "a desenhar." No entanto, uma aula de arte para crianças pode ser uma boa idéia por outras razões.

1. Pode fornecer-lhe idéias e instruções para mais atividades de arte para fazer com sua filha em casa.
2. Ele pode expor sua filha a mais materiais e atividades do que ela tem em casa.
3. Você e sua filha podem desfrutar do aspecto social da aula de arte.
4. A aula de arte pode proporcionar experiências de arte que fazem uma bagunça que você pode não se sentir confortável fazendo em casa.
Se você quiser experimentar uma aula de arte com o seu filho, eu gostaria de sugerir a procura por um que seja focado na idade apropriada, orientada para o processo artístico.

Gostaria de melhorar suas habilidades de desenho próprios?
Se você gostaria de aprender a desenhar melhor ou com mais confiança, considere uma aula de desenho para você mesma (bem, uma para adultos de qualquer maneira). Há aulas voltadas para todos os níveis de habilidade de desenho. E eu tenho ouvido coisas boas sobre o livro Desenho com o Lado Direito do Cérebro, de Betty Edwards. Há alguns exemplos muito impressionantes de desenhos feitos por adultos antes e depois que eles fizeram os exercícios no livro ou tiveram uma classe.



Para recapitular, a minha sugestão é se concentrar no processo orientado de arte para a sua filha de 3 anos, construir a sua auto-confiança, manter arte, diversão e nunca deixá-la ouvir você dizer "eu não sei desenhar." Se você escolher uma aula de arte para a sua filha, faça-o pelas razões certas e verifique a classe mais adequada para a sua idade e seu estágio de desenvolvimento.

Extraído de: http://www.artfulparent.com/2012/07/how-to-encourage-drawing-skills-confidence-creativity-in-young-children.html Numa tradução livre.


Postagem de Débora Lima Veiga

Um comentário:

  1. Olá, tenho um sobrinho de 6 anos que desenha muito bem os personagens infantis, acho que ele pode ter algo diferente pois os seus desenhos são muito bons. O que poderemos fazer mas estimula-lo a primorar suas técnicas e incentiva-lo?

    ResponderExcluir