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sábado, 22 de junho de 2013

ARTE PARA CRIANÇAS DE 0 A 12 ANOS - VISÃO MONTESSORIANA



Tradução livre do texto: http://www.michaelolaf.net/newsjan2010.html

ARTE PARA CRIANÇAS DE 0 A 12 ANOS - VISÃO MONTESSORIANA


Na tradição Montessori é a arte original e única da própria criança que é preferível as atividades de colorir desenhos de formas feitos por adultos.
Isso dá a criança não apenas uma auto-imagem muito boa, mas habilidade, tanto de observação quanto de desenho.
Como a Dra. Montessori disse, não se pode ensinar uma pessoa a ser um artista, mas nós podemos ajudá-lo a desenvolver um olho que vê, uma mão que obedece, e uma alma que sente.


ARTE PARA 0 a 3 anos

O Primeiro Ano
Nos primeiros dias e meses de vida a atenção da criança é sobre o meio ambiente. Desde que o bebê ainda não pode se mover, ele está explorando visualmente. Tínhamos uma pequena impressão que eu havia trazido da Índia colada na parede ao lado de onde minha segunda filha passava as primeiras semanas de vida. Depois de um tempo ela foi guardada. Quando foi posta em local visível novamente, muitos anos mais tarde, ela lembrou-se e disse que ela adorava esse tipo de arte toda sua vida. Tenho certeza de que com isso ficou impresso nela a idéia do que deve estar no ambiente, do que é "belo", em suas primeiras semanas de vida.
Por isso, vamos oferecer o melhor para os mais novos, não só os quadros na parede, mas os móbiles que a criança vai observar, e quaisquer brinquedos ou chocalhos que ela usará neste primeiro ano.

Idade 1-3
Materiais de arte
Nesta idade as crianças são capazes de muitas formas de arte, incluindo corte e colagem de papel, desenho com giz, lápis preto e de cor e lápis de cera, pintar com aquarela e tintas, e moldar argila. Evite canetas de feltro e tintas e argila com pigmentos fortes e ingredientes que sejam muito agressivos para a criança muito jovem e sensível.
É divertido fazer projetos de arte especiais em casa e na comunidade infantil, mas mesmo nesta idade as crianças jovens beneficiam-se em ter uma variedade de materiais de arte disponíveis para eles em todos os momentos e um espaço para trabalhar, sem interrupção, quando eles estão inspirados.
É importante para proporcionar a melhor qualidade que nós podemos pagar - lápis, giz de cera, canetas de feltro, argila, papel, pincéis e para ensinar à criança como usar e cuidar deles e, especialmente, como limpar e colocar tudo no lugar - o espaço de trabalho, a mesa e cadeira e os materiais de arte - estarão prontos para o próximo grande ímpeto criativo.

Apreciação da arte
A qualidade dos primeiros brinquedos e móbiles é a primeira lição intrínseca de apreciação da arte para uma criança.
O mesmo é verdade para a escolha de brinquedos, cartazes e outros trabalhos de arte na parede do quarto da criança e no resto da casa, os pratos e talheres, e a maneira como os objetos estão dispostos em cestas nas prateleiras, ou pendurados em ganchos, criando ordem e beleza.
Cada parte da casa influencia o sentido do desenvolvimento de beleza e equilíbrio, forma e cor da criança.


ARTE PARA 3 A 6 ANOS

"A verdade é que quando um espírito livre existe, tem de materializar-se em alguma forma de trabalho, e para isso as mãos são necessárias. Em todos os lugares encontramos vestígios de obra dos homens, e, através delas podemos ter um vislumbre de seu espírito e os pensamentos de seu tempo. A habilidade da mão do homem está ligada com o desenvolvimento de sua mente, e à luz da história, ligada com o desenvolvimento da civilização." - Dra. Maria Montessori
A arte é essencial no ambiente da criança desde o nascimento. É uma forma de abordar a vida, de se mover e de falar, de decorar uma casa ou na escola, de seleção de brinquedos e livros. Ela não pode ser separada de todos os outros elementos da vida.

Atividades de arte
Trabalhos de arte individuais conectados com outras disciplinas são mais criativos, não-competitivos e bem sucedidos do que os projetos de grupo ou de modelos criados pelo professor para que as crianças imitam. As crianças não devem aprender a imitar as criações de um adulto, para realizar trabalhos que são todos parecidos. Eles são introduzidos às esculturas, por exemplo, em museus e livros. É a criança que vai decidir quando trabalhar na argila, e exatamente o que fazer. Isto é válido para todas as atividades de arte.

Tal como em qualquer outra atividade na classe de 3-6 anos, cada uma das atividades de arte é mantida completa e pronta para ser utilizada. Se uma criança está interessada em pintura, por exemplo, ela vai encontrar um avental, papel, tintas e pincéis, tudo limpo e pronto. Depois de assistir a uma semente crescer em uma planta, uma criança pode ser inspirada a desenhar a planta, a fazer decalques de folhas, a fazer uma escultura de uma planta, ou a criar uma obra original em tintas aquarela ou guache. Construção com blocos, visitar um museu, ouvir ou fazer música, comer comida étnica, qualquer atividade pode levar naturalmente a uma criação artística pela criança.

Materiais de arte
As crianças se beneficiam em ter uma variedade de materiais de arte disponíveis para eles em todos os momentos e um espaço para trabalhar, ininterruptamente, quando estão inspirados. É importante para proporcionar a melhor qualidade que nós podemos pagar - lápis, giz de cera, canetinhas, argila, papel, pincéis e para ensinar à criança como usar e cuidar deles.

Apreciação da arte e história da arte
Reproduções de grandes obras, como impressões, cartões, ou em livros, inspiram uma apreciação da beleza em qualquer idade. Pendurar os quadros a nível do olho da criança e fornecer cartões postais de arte tanto para classificar em grupos, como por artista.
Histórias sobre os artistas, especialmente as crianças, são interessantes para as crianças. Bons livros de arte, livros de arte até mesmo para adultos, podem envolver uma criança por horas.
Em casa ou na sala de aula, podemos designar um "museu" de mesa ou estante onde objetos de arte podem ser colocados como uma exposição de arte temporária. Uma vez que tudo o mais na sala está disponível, como em um museu real, e permite a proximidade à exposição de itens especiais e objetos bonitos que a criança não poderia ter.
Isso também introduz a idéia de que a maioria dos "objetos de arte" em museus foram usados na vida diária, tigelas de sopa, jóias, ferramentas e outras criações úteis e decorativos.
Sempre que possível, dar os melhores exemplos da arte e os melhores materiais de arte, tanto mais jovem, mais impressionáveis.


ARTE PARA 6 A 12 ANOS

"A imaginação não se torna grande até que uma pessoa, dada a coragem e força, usa-a para criar. Se isso não ocorrer, a imaginação se dirige apenas a um espírito vagando no vazio." - Dra. Maria Montessori

Todo o trabalho acadêmico na classe elementar está ligado com e expresso por meio das artes. Em vez de arte independente e aulas de música para poucos, as técnicas de criação em todas as áreas (arte, música, teatro, dança, etc) são ensinados pelo professor (muitas vezes com a ajuda dos pais ou especialistas, mas apenas quando chamado pelos alunos, por uma razão), e então usado para tornar o aprendizado empolgante. Pode haver um jogo atuando fora do processo de fotossíntese ou a população do mundo, ou uma série de aquarelas bonitas demonstrando os princípios da geometria. Assim como em todas as áreas, o professor é responsável por ensinar as ferramentas e os estudantes da concepção e execução do trabalho.
Quando olhamos para os currículos do passado, os gregos e os tibetanos, por exemplo, vemos que a música e a dança, e as artes em geral, foram uma parte importante da educação clássica. Isto foi desenvolvido ao longo de muitos anos de tentativa e erro. Ele foi considerado "voltar ao básico", talvez porque tinham descoberto que a aprendizagem puramente mental não fica na mente, e que as artes permitem um aluno a gostar de aprender, em vez de apenas decorar em fatos para um teste. Talvez eles descobriram que o aprendizado que foi divertido e criativo foi lembrado. Quando a informação é processada em alguns ativos, de uma maneira musical ou artística - gráficos, cartazes, desenhos, criação de mapas, músicas, peças de teatro, e assim por diante - o conhecimento torna-se permanente e fortalece a parte criativa do cérebro. Processamento significa arte!
Um aluno se interessa por um tema, com o professor ou alguns amigos ela projeta a pesquisa, em seguida, se estabelece a ler e coletar informações. A maioria dos projetos são, no final, apresentados ao grupo de alguma forma. Parte do plano de grupo pode ser a de decidir quem vai fazer a arte, o figurino, a música. Ou um indivíduo pode trabalhar em algo e apresentá-la como uma música ou um poema, ou um modelo esculpido. O trabalho, seja no campo da geografia, história, biografia, matemática, linguagem ou toma a forma de um projeto onde a cabeça e a mão trabalham em conjunto para uma expressão artística criativa. A fim de aprender dessa forma, a criança precisa de ferramentas e tempo ininterrupto. O adulto fornece materiais de arte, o modelo, como a exposição a boa música ou arte, longos blocos de tempo ininterrupto, e respeito pelas ideias da criança e de expressão.
Quando uma criança aprende pelos acadêmicos e pelas artes de forma integrada, todo o entendimento do desenvolvimento da vida e do cérebro dá um salto gigante. Não há limites para avenidas de criatividade.
Não são apenas os artistas e músicos famosos estudados, mas as pessoas comuns que levam as artes em suas vidas diárias. Uma criança pode entrevistar pais, professores, avós, para ver como eles buscam formas de arte, como hobbies, o que eles fizeram quando crianças, e quais são os seus sonhos. Uma escola que conhecemos seleciona um grupo de criação de arte a cada ano e faz leilões para arrecadar fundos para viagens da classe. Estudar as criações de outras culturas, experimentar suas danças e músicas, estudar as razões pelas quais diferentes formas arquitetônicas são desenvolvidas, roupas e ou linguagem, dá à criança a compreensão da universalidade das necessidades humanas e de expressão.
Quando as crianças atingem a adolescência, entram em um dos períodos mais criativos da vida, e criam com base nesses talentos que começaram a desenvolver nestes anos anteriores. O período da vida entre a idade de 6 e 12 é o tempo para explorar como são possíveis muitas formas criativas.


Postado por Débora Lima Veiga

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