Pages

sábado, 22 de junho de 2013

Montessori Filosofia e Prática: 1-3 anos de idade - Arte

Montessori Filosofia e Prática: 1-3 anos de idade - Arte

Faixa etária 1-3 anos, ARTE
"A verdade é que quando um espírito livre existe, tem de materializar-se em alguma forma de trabalho, e para isso as mãos são necessárias.
Em todos os lugares encontramos vestígios de obra dos homens, e, através delas podemos ter um vislumbre de seu espírito e os pensamentos de seu tempo."
-Dr. Maria Montessori

A arte é uma forma de abordar a vida, de se mover e de falar, de decorar uma casa e a escola e a si mesmo, de seleção de brinquedos e livros. Ela não pode ser separada de outros elementos da vida.
Nós não podemos "ensinar" uma criança para ser um artista, mas, como diz a Dra. Montessori, nós podemos ajudá-la a desenvolver:
Um olho que vê
Uma mão que obedece
Uma alma que sente

Materiais de arte
Nesta idade as crianças são capazes de muitas formas de arte, incluindo corte e colagem de papel, desenho com giz, lápis preto e de cor e lápis de cera, pintar com aquarela e tintas, e moldar argila. Evite canetas de feltro e tintas e argila com pigmentos fortes e ingredientes que sejam muito agressivos para a criança muito jovem e sensível.

É divertido fazer projetos de arte especiais em casa e na comunidade infantil, mas mesmo nesta idade as crianças jovens beneficiam-se em ter uma variedade de materiais de arte disponíveis para eles em todos os momentos e um espaço para trabalhar, sem interrupção, quando eles estão inspirados.

É importante para proporcionar a melhor qualidade que nós podemos pagar - lápis, giz de cera, canetas de feltro, argila, papel, pincéis e para ensinar à criança como usar e cuidar deles e, especialmente, como limpar e colocar tudo no lugar - o espaço de trabalho, a mesa e cadeira e os materiais de arte - estarão prontos para o próximo grande ímpeto criativo.

Apreciação da arte
A qualidade dos primeiros brinquedos e móbiles é a primeira lição intrínseca de apreciação da arte para uma criança.

O mesmo é verdade para a escolha de brinquedos, cartazes e outros trabalhos de arte na parede do quarto da criança e no resto da casa, os pratos e talheres, e a maneira como os objetos estão dispostos em cestas nas prateleiras, ou pendurados em ganchos, criando ordem e beleza.

Cada parte da casa influencia o sentido do desenvolvimento de beleza e equilíbrio, forma e cor da criança.

Reproduções de grandes obras-primas inspiram uma apreciação da beleza em qualquer idade. Grandes plantas e coleções de arte com temática animal pode ser feita a partir de calendários antigos. Estes podem ser pendurados ao nível do olho da criança em qualquer parte da casa - quartos, banheiro, até mesmo a lavanderia e garagem.


Tradução livre de: http://www.michaelolaf.net/1JC13art.html

Publicado por Débora Lima Veiga

Nenhum comentário:

Postar um comentário