Pages

sábado, 22 de junho de 2013

Materiais de arte

Materiais de arte

Bom, resolvi preparar esse texto sobre os materiais básicos que podemos usar com nossos filhos para as atividades de arte tomando como base a lista elaborada no site Artful Parent: http://www.artfulparent.com/2012/01/kids-art-supplies-to-buy-from-discount-school-supply-and-an-amazing-art-supply-giveaway.html

TINTAS:

- Guache: comece com amarelo, vermelho, azul, preto e branco. No mercado temos potinhos de 6 cores que vem com o verde também, pode começar por eles. A partir delas é possível fazer todas as outras. Aproveite para ensinar sobre as cores, misturas e tons se sua criança já conhecer o nome das cores. Trabalhe diversas possibilidades com guache: pincel, cotonete, esponja, carimbos. A boa e velha guache nos oferece um mundo de possibilidades. Quando seu filho estiver bem adaptado pote comprar os potões, a economia é muito boa. Nesse caso, compre as cores primárias e branco e preto, a partir daí você terá as demais cores.

- Tinta para pintura a dedo: três cores são suficientes para começar. Aqui no Brasil costumamos encontrar caixas com 6 potinhos. Vá oferecendo-os aos poucos no início para a criança sentir a tinta. Comece com uma folha bem grande e deixe a exploração rolar livre. A medida que a criança já estiver habituada a trabalhar com esse material, você pode partir para atividades mais complexas, associando pintura e colagem.

- Aquarela: por aqui, pra uso infantil, é mais comum encontrar aquarela em pastilhas em estojos de papel ou plástico. Nesse caso, comece com um estojo de 6 cores. Para apresentá-la a crianças pequenas, você pode preparar as cores com água num godê ou potinhos (aproveite os usados de guache) e a criança vai mergulhando o pincel neles e pintando livremente. É encantador o resultado da aquarela nas mãos de crianças pequenas.

- Cola Colorida: é vendida em caixas com 6 frascos normalmente. Há a opção normal e com glitter. Pra começar eu sugiro a normal. Ela é maravilhosa para crianças a partir de 18 meses, pois você usa apertando e eles adoram isso. O resultado final é uma obra com relevo e brilho, muito bonita. Deixe a criança apertar os tubos e depositar a cola colorida livremente sobre o papel no primeiro momento, para ir se habituando. Depois, mostre que ela pode fazer gotas ou linhas, espirais, enfim, diversas formas de depositar a cola sobre o papel. Quando ela já dominar bem a aplicação, você pode incluir outras técnicas com esse material, como o marmorizado feito com palitos de dente, o efeito é belíssimo e é um excelente exercício de concentração e controle motor.


FERRAMENTAS:

- Pincéis: No mercado há alguns kits prontos de pincéis para uso por crianças, mas a qualidade das cerdas não é das melhores e com o tempo logo ficam bem desgastados. Mas é sempre uma opção, para quem vai começar e quer economizar. No entanto, se quiser mais durabilidade, então recomendo que - pra quem vai começar - compre pelo menos dois pincéis: um redondo e um chato. Eles podem ser de tamanho médio. Daí, à medida que a criança for ganhando habilidade na pintura, você poderá comprar outros, mas por um bom tempo dois serão suficientes.

- Godê: para colocar a tinta (guache, aquarela, etc.). Pode começar com a versão para 6 cores e depois comprar a maior, caso desejar.

- Bandeja plástica: essa é para as mamães que ficam apavoradas com a eventual bagunça que a pintura pode fazer. Bandejas pequenas de plástico simples funcionam bem para colocar tintas, pincéis, etc. durante a pintura.

- Carimbos: você pode comprar prontos ou fazer os seus (com batata, chuchu, cortiça, eva, enfim, existem diversas dicas na internet), as crianças costumam gostar bastante e proporcionam trabalhos realmente bonitos a medida que a criança vai ganhando mais habilidade.

- Tesoura: ponta redonda, pra uso infantil. Apresente a seu filho e mostre como funciona, deixe que ele explore a ferramenta e coloque-se à disposição caso ele encontre dificuldade em manusea-la. Pode apresentar antes dos 2 anos, foi o que fiz aqui, ela adora usar e nunca se machucou. Claro, supervisione bem de perto se seu filho é pequeno.


MATERIAIS DE DESENHO:

- Giz de cera: pode começar com caixas pequenas. Lorena Arbex sugeriu no grupo um giz da Faber Castell (Giz Super Soft), que é bem macio e muito bom para as crianças pequenas. Deixe que ele desenhe livremente com o giz, a criança, aos poucos e naturalmente vai aprendendo a fazer os movimentos dos traçados: retas, curvas, espirais, etc.

- Caneta Hidrocor ou Hidrográfica: as crianças adoram. Pode começar com estojos pequenos. A Glorinha Silva de Carvalho sugeriu no grupo uma Canetinha Ponta Vai-e-vem da Faber Castel. É muito bacana, pois a ponta costuma ser rapidamente destruída... rs... Outras que sugiro são a Jumbo da Faber Castell (é melhor para a criança pequena pegar e tem ponta mais grossa) e a Color 850 Junior da Pilot (tem ponta grossa e vem em 6 cores, bacana pra quem vai começar).

- Lápis de Cor: existem estojos de vários tamanhos. Você pode começar com o de 12 cores. Heleneida Krauss sugeriu no grupo o Lápis de Cor Jumbo da Faber Castell, ele é excelente para crianças pequenas, pois tem formato triangular e dimensões ideais para crianças pequenas.


MODELAGEM:

- Massa de modelar: pra quem vai começar, sugiro fazer sua própria massa de modelar. Existem diversas receitas na internet, postei uma receita aqui. No primeiro contato, deixe a criança explorar a massa livremente e se ela se sentir confortável, vá demonstrando como apertar, fazer marcas com as mãos, pés (pode sim!) e rasgar pequenas porções. Daí com o tempo - e de acordo com o interesse da criança - vá ensinando a modelar a massa fazendo bolinhas, rolinhos e daí por diante. Há ferramentas interessantes para usar com massa de modelar também. Alguns kits já vem prontos, mas algumas lojas vendem essas ferramentas separadamente.

- Argila: pode seguir as mesmas orientações da massinha de modelar, mas a argila faz um pouco mais de sujeira, então é absolutamente normal que algumas crianças estranhem um pouco mais. Se houver resistência, dê um tempo e ofereça novamente. Crianças a partir dos 18 meses podem gostar de fazer marcas de mãos e pés, que você pode deixar secar ao sol e depois pintar com elas, fazendo suas primeiras obras de escultura. Vai ser uma experiência muito divertida. Quando a criança for maior, vocês podem modelar vasilhas, como pequenas tijelas e canequinhas na argila, elas vão se divertir muito com isso e vai ajudar na coordenação e na concentração, sem falar na criatividade.

- Ferramentas: cortadores em formato de animais, plantas, letras, números, enfim, mil possibilidades. Algumas marcas vendem esses produtos junto com a massinha, mas em algumas lojas é possível encontrá-los separadamente. Um rolinho para ajudar a abrir a massa, de plástico ou de madeira, é muito útil e barato e pode ser encontrado com facilidade em papelarias.


COLAGEM:

Aqui, para começar, recomendo os seguintes materiais:

- Cola branca ou transparente: compre pequenos frascos, se ele já experimentou a pintura com cola colorida, vai se sair bem aqui, caso contrário, deixe primeiro que ele experimente apertar o frasco para ir se acostumando a dosar a força antes de começar as colagens em si.

- Cola em bastão: eu comecei com essa, é muito boa para colar recortes de revistas ou de papel. Primeiro deixe que a criança experimente aplicar o bastão livremente por uma folha de papel e, quando perceber que ela já está mais à vontade com o material, mostre como aplicar a cola nos recortes e depois aplicar o recorte no papel. Ou o inverso, como ela sentir mais facilidade.

- Recortes de revistas ou de papel (qualquer tipo) colorido. Mantenha sempre uma boa quantidade de recortes à disposição, para que a criança possa fazer suas composições.

- Miçangas, paetês: se seu filho já passou da fase oral, ele vai adorar trabalhar com miçanças e paetês. Mas é fundamental supervisionar de perto o uso desses materiais por ciranças pequenas. Aqui em casa são muito usados, mas fico atenta quando ela está usando. Na primeira vez que seu filho for usar, mostre como aplicar a cola e depois as miçangas ou paetês. É um excelente exercício e muito bom para a concentração também.

- Materiais alternativos: macarrão colorido ou ao natural, arroz colorido com corante alimentício, também são materiais divertidos e interessantes.


PAPÉIS:

- Sulfite: o bom e velho sulfite pode ser comprado em pacotes de 500 folhas, pra seu filho usar à vontade em diversas atividades de desenho, pintura ou colagem. Você pode comprar branco ou colorido.

- Kraft: em folhas grandes, que você pode cortar fazendo folhas menores ou pode usar inteira para obras bem grandes. Use-o em pinturas com diversos materiais e também fica muito bonito para desenho.

- Cartolina: branca ou colorida. Pode usar a folha inteira ou cortá-la em folhas menores. Use nos mais diversos tipos de trabalho.

Esses são os básicos, mas se seu filho já trabalha arte há algum tempo, sugiro também papel para trabalhos manuais (blocos criativos), são muito interessantes para colagens, trabalhos de desenho, carimbos, etc. Camurça, crepom e cartão podem ser usados para trabalhos de colagem, vale experimentar.


Esses são materiais básicos. Vá comprando aos poucos e de acordo com o interesse que a criança demonstra. Algumas tintas, canetinhas e giz de cera são laváveis, eu particularmente gosto muito desses, pois se ela se sujar, a limpeza é bem mais fácil e não preciso ficar interrompendo seu trabalho para limpá-la.

Em outros posts vou falar de materiais alternativos e de materiais avançados para artes.


Postado por Débora Lima Veiga

Nenhum comentário:

Postar um comentário